0

Minha Sacola

R$0,00
  • Você não tem itens no seu carrinho de compras.

Conheça o Mirtilo ou Blueberry

25/10/18 14:59

Por Gran Natural

Conheça o Mirtilo ou Blueberry

Mirtilo é nativo da América do Norte, Estados Unidos e Canadá, onde é denominado Blueberry, e onde se produz e consome 90% do Mirtilo do mundo. No final da década passada uma série de estudos realizados por universidades norte americanas colocaram essa fruta como a de maior poder antioxidante além de associá-la a uma série de propriedades nutracêuticas.  
A partir daí seu consumo como fruta fresca tem aumentado em todo o mundo.  
 
Esse cenário gerou uma demanda no mercado norte americano de frutas frescas durante todo ano. Por ser uma fruta de curta vida de conservação, houve a necessidade de buscar o Mirtilo no mercado externo, principalmente no hemisfério sul.  
O Chile tem sido o principal produtor, com uma área superior a 2.000ha de cultivo, atingindo um volume de exportação de fruta fresca em torno de 6.000 toneladas. Mais recentemente, a Argentina e o Uruguai, também se inseriram como produtores e exportadores de Mirtilo, com uma área em torno de 1.500ha e 500ha respectivamente, com plantios crescentes a cada ano. Nesses países predominam os plantios dos grupos highbush e southern highbush. 
Na Europa o consumo de Mirtilo tem crescido muito. O crescimento da produção é limitado pelo clima e pela escassa e cara mão de obra dos países europeus. Existe uma grande demanda pelo Mirtilo e outras pequenas frutas por países europeus.  
 
A Embrapa introduziu o Mirtilo no sul do Brasil em 1983, com variedades originárias da Europa, em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso. 
Devido à esse fato, o seu cultivo tem sido alcançado de forma satisfatória no sul do Brasil, nas serras de nordeste do estado do Rio Grande do Sul e em cidades planálticas, visto que o planalto catarinense ou meridional se encontra na zona subtropical e a uma altitude média de 1000m.  
Cidades como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema em Santa Catarina já estão introduzindo o fruto com sucesso, já que suas temperaturas anuais encontram-se entre as mais baixas de todo o Brasil, com média entre 11 °C a 13 °C.  
 
No estado do Rio Grande do Sul, estas estão sendo inseridas, nas cidades mais altas das serras de Nordeste do estado, e em cidades com altitudes entre 900 a 1200m, tais como: São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria, Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula, visto, que apesar de serem altas e frias o ano inteiro, também possuem solo muito fértil e uma boa distribuição de chuva durante o ano todo.

 

Acesse nosso site e confira clicando aqui!